Análise dos números do Turismo de Negócios no ano de 2014

26/02/2015 20:37

Foi com muito entusiasmo que pude observar os dados estatísticos apresentados pela Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas – ABRACORP referente ao ano de 2014. Os números demonstram que o segmento de viagens corporativas cresceu 14,5% no ano passado, tendo como os destinos mais requisitados pelos profissionais as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

O Brasil encontra-se atualmente entre os 10 (dez) países que mais recebem congressos e convenções associativas.

Colando na balança, observamos de um lado um crescimento de 14,5% em um segmento do turismo e do outro lado da balança vemos vergonhosamente a economia do nosso país estagnada, ou para não dizer estagnada, os dados divulgados no último mês falando de um crescimento econômico pífio de 0,50% (meio por cento) ao ano, não é ao mês caro leitor e sim 0,50% ao ano!!!  isso mesmo!!!.

De acordo com dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo, o setor contribui com 9,2% do PIB (Produto Interno Bruto) no país, o que equivale a R$ 443,7 bilhões de reais e que ajuda a manter ainda o Brasil entre as dez maiores economias mundiais.

O orçamento destinado ao Ministério do Turismo para 2015 foi de pouco mais de 3 bilhões, equivalente a 0,60% do PIB.

Não precisa ser nenhum expert em matemática para ver que enquanto o setor contribui com 443 bilhões para a economia do país recebe de volta 3 bilhões apenas. Esse comparativo se torna interessante à medida que podemos ter a noção exata da falta de investimentos não somente na área de saúde e educação em nosso país que falamos tanto, mas na nossa área do turismo é pior ainda, pois temos um segmento que gera recursos para o país e não recebemos de volta sequer 1% dessa  nossa própria receita, sem falarmos na geração de empregos diretos e indireto que o turismo fomenta em todo nosso país.

Com todo potencial turístico que temos, com a hospitalidade do povo brasileiro, com nossas belezas naturais podemos explorar ainda mais todos os segmentos turísticos deste país, agências de viagens, agências corporativas de congressos e eventos, locadoras, operadoras, empresas de receptivos, guias turísticos, hotelaria, locadoras de veículos, operadoras e tantos outros segmentos capazes de incrementar esse nosso crescimento; mas para isso necessitamos de investimentos, necessitamos que nossos governantes olhem para esse setor como um diferencial do nosso país e não tenham medo de investir, pois o retorno será garantido, como já está sendo mesmo sem haver investimentos necessários. Acreditemos, pois fazemos parte do mais promissor setor da economia brasileira.

 

Eliomar Silvério Gonçalves

Voenews